Quem Somos

         A Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Lapa tem por objetivo assegurar a Proteção Social Especial de  Crianças/adolescentes que se  encontram  em  situação  de vulnerabilidade, com ações que visem eliminar o Extremo risco social.

         O Projeto, tendo em vista a necessidade de ampliação da rede de atendimento para crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social, distanciados de suas famílias, vítimas de violência ou negligência extrema.

 As crianças e adolescentes atendidas pelo programa de acolhimento são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares e Central de Recepções de Atendimento da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

A partir do atendimento das necessidades básicas e da construção de um processo   educativo, objetiva-se a melhoria de vida desta população, através do acolhimento de forma provisória e excepcional,  tendo em vista o resgate do  verdadeiro sentido de cidadania, favorecendo à formação pessoal e  de  autonomia  dos     educandos, bem como da reaproximação familiar, quando possível.

Atualmente, o Programa de Acolhimento presta atendimento integral à 20 crianças / adolescentes na faixa etária de  5 a 12 anos, de ambos  os sexos.

A diretriz do nosso trabalho consiste em proporcionar um lar as crianças assistidas pela instituição visando a garantia de direitos a convivência familiar e comunitária destacando o fortalecimento dos vínculos familiares .

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência social e comunitária.” (art. 4º do ECA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário